Translate

domingo, 12 de julho de 2015

"Wish You Were Here & Acid Trip" - Music at Home






Fanpage: https://www.facebook.com/GabrielWorksInc

Soundcloud: https://soundcloud.com/gabriel-de-aquino

             Esta releitura, de uma das músicas mais emblemáticas da carreira do Pink Floyd, é o novo trabalho do projeto Music at home



             A versão deste clássico foi desenvolvido em home studio por Gabriel de Aquino e contou com Fernanda Tancredo (9 anos de idade) no piano. 


             Para que se entenda as intenções aqui registradas, é necessário conhecer um pouco sobre a música original. Então, vamos começar a viagem. 


              Em setembro de 1975, o nono álbum de estúdio do Pink Floyd era lançado. Intitulado Wish You Were Here, apresentava temas que exploravam a ausência. A música trata principalmente  sobre o declínio mental do amigo e ex-parceiro de banda Syd Barrett. Além de ser o trabalho favorito dos remanescentes da banda, o disco se tornou número um nos dois lados do atlântico, passando 84 semanas nas paradas de sucesso.

            
               Roger Keith Barrett, mais conhecido como Syd Barrett, nasceu em Cambridge, 6 de janeiro de 1946, onde morreu em  7 de Julho de 2006. Foi um Cantor, produtor, guitarrista e pintor inglês, mais lembrado como um dos fundadores do Pink Floyd. Vieram de Barrett as principais ideias musicais e estilísticas daquela que, então, era uma banda de rock psicodélico, assim como o nome do grupo. Todavia, especulações sobre sua deterioração mental, agravada pelo exagerado uso de drogas, levaram à sua saída da banda, em 1968.


              Barrett esteve ativo enquanto músico por apenas sete anos, gravando, com o Pink Floyd, quatro singles, dois álbuns e diversas músicas não lançadas; como artista solo, lançou um single e três álbuns, até entrar em reclusão autoimposta, que durou mais de trinta anos.


                Em sua vida pós-música, ele continuou pintando e se dedicou à jardinagem. Nunca mais voltou a público. Barrett morreu em 2006, por complicações advindas de Diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele desde os anos 80, e o Pink Floyd escreveu e gravou inúmeros tributos a ele após sua saída do grupo, sendo o mais conhecido deles o álbum Wish You Were Here, de 1975. Em 1996, ele foi introduzido ao Hall da Fama do Rock n' Roll, como membro do Pink Floyd.

                             
             


          A letra enigmática de Wish You Were Here, bem como a harmonia imposta nesta música, são fruto da criatividade do grupo. Para se compreender a música, é necessário entender a letra e compreender a harmonia utilizada.

         Na harmonia da música a banda utiliza uma introdução em Sol e o campo harmônico da letra em Dó. O que gera em uma música acústica, um som "progressivo" e psicodélico. Também expressa o conflito de ideias trazendo dois campos harmônicos sendo fundidos em um único.   Ao final da música, ela dá a sensação de que continuará, uma referência da estada interrompida de Syd Barrett na banda, numa esperança de que ele pudesse se recuperar de seu estado mental e terminasse o que começou, O Pink Floyd. Mas, este sonho nunca se realizou. 





Wish You Were Here (letra traduzida)
       
Eu Queria Que Você Estivesse Aqui

Então, então você acha que consegue distinguir
O paraíso do inferno?
Céus azuis da dor?
Você consegue distinguir um campo esverdeado
De um trilho de aço gelado?
Um sorriso de uma máscara?
Você acha que consegue distinguir?

Eles fizeram você trocar
Os seus heróis por fantasmas?
Cinzas quentes por árvores?
O ar quente por uma brisa fria?
O conforto do frio por mudanças?
Você trocou
Um papel de figurante na guerra
Por um papel principal numa cela?

Como eu queria
Como eu queria que você estivesse aqui
Nós somos apenas duas almas perdidas
Nadando num aquário
Ano após ano
Correndo sobre o mesmo velho chão
O que nós encontramos?
Os mesmos velhos medos
Eu queria que você estivesse aqui



          Agora, conhecendo toda a história e intenções deste grande clássico da música, podemos compreender o que foi feito nesta releitura. 

          A música introduz com a guitarra com o som defasado para remeter ao som introdutório da música original. Um som de chuva remete o ouvinte a um lugar onde escuta uma música antiga em algum lugar tranquilo. 

          Após, a música é introduzida fortemente em estéreo para dar mais timbre e atualizar o som. O solo e a base da música, são divididos entre os alto-falantes esquerdo e direito, afim de uma melhor percepção da música. 

          A música transcorre naturalmente até que chega em seu final, onde os violinos sobem e começa uma outra música Acid Trip. A música incidental "Acid Trip" aparece para acalmar e trazer uma continuidade a obra com aparência inacabada. O piano começa em Dó, dando a sensação de continuidade a música. E ao invés de terminar em Mi menor (o que geraria a sensação de continuidade) encerra em Dó grave, remetendo a uma finalização de fato. A chuva de fundo nos faz refletir e deixar a mente vagar em um universo qualquer. A parte que há um choro de criança, é uma referencia a esperança de que  Syd Barrett renascesse em algum momento para o Pink Floyd, e escrevesse o final desta canção. O nome "Acid Trip" (Viagem Ácida) refere-se ao uso de drogas de Syd Barrett, que o levou ao exílio mental.  

          

Confira o ensaio da música:








Curta a música e compartilhe com os amigos.