Translate

sábado, 7 de maio de 2016

Campanha "Seja Louco de Especial"




           Todo mundo já sabe que este blog é um grande apoiador da música independente. Também já foi feita uma campanha de incentivo a música em qualquer idade, Campanha Clave de Sól  ( https://www.youtube.com/watch?v=q8gEZmrO9KE ).


            Mas, como o blog Gabriel Works Inc. sempre incentiva a todos o estudo de música, estamos com esta nova campanha intitulada "Seja Louco de Especial".


           O propósito da campanha é incentivar quem tem vontade de aprender a tocar qualquer instrumento.

           O vídeo expressa-se por si só. Mas, talvez, pra que ainda não é músico, seja algo um tanto estranho. 
           

            O vídeo começa com um texto, onde expressa o pensamento das pessoas leigas, dividido em dois grupos: Os que admiram os músicos e acreditam que se trata de um dom e o grupo que não compreende o pensamento dos músicos e os tacham de Loucos, o que é uma necessidade humana a de rotular pra entender. Após, é mostrada a imagem em preto e branco com o som das cordas sendo captado pela câmera, simbolizando alguém que está assistindo e não pode ouvir o mesmo que o músico, pois o mesmo está ouvindo o som nos fones de ouvido.  Logo após, a imagem ganha movimento, cores e o som que o espectador ouve é o mesmo que o músico ouve nos fones, levando o espectador para dentro do ouvido do músico, afim de que perceba todo o universo musical de notas, acordes, distorções e efeitos utilizados na música. No final é unido os dois grupos de pessoas, os que acham os músicos "loucos" e os que acham os músicos "especiais", utilizando uma terminologia utilizada no Rio Grande do Sul que é "Louco de Especial", que significa alguém, ou algo muito legal.

           Resumindo a ideia: O vídeo da campanha mostra o mundo "concreto" de quem não estuda música e vê as coisas como elas são do ponto de vista real e palpável. Logo após, simboliza as possibilidades do mundo abstrato trazido ao mundo real através da música, utilizando a física como interlocutor entre o real e o abstrato. Se não usássemos a imaginação e não sentíssemos o mundo de formas diferentes, não seríamos humanos.

         

           Para quem quer iniciar no mundo da música e aprender a tocar violão e guitarra, no meu site foi iniciado um projeto de ensino para iniciantes, onde você aprenderá a dar os primeiros acordes num violão e aprender teoria musical de forma simples e direta. Cada semana há uma aula nova:








 




Os músicos, amadores, ou profissionais, estudam música que é uma matéria não-tátil. Por isso, desenvolvemos palavras para simbolizar sons. Com isso, passamos a ver o mundo com sons e silêncios, que é o princípio básico da música. De tanto treinar ver e tocar algo invisível como a música, o cérebro passa a interpretar o mundo de uma forma bem diferente dos demais que nunca estudaram música.


            Para que o leigo entenda vou contar como iniciamos este processo de visão diferenciada. Existem termos que são um consenso dentro da música. Quando falamos que o som está "sujo", significa que há excesso de distorção no pedal de distorção da guitarra, ou há interferência na mesa de som, ou ainda excesso de ganho na caixa amplificada.   A terminologia som "limpo", significa sem distorção. O som está mais perto do natural do instrumento. Também utilizamos terminologia de modo. Como denso, suave, tenso, brilhante, abafado, aberto, fechado, etc. Com o passar do tempo passamos a ver cores e peso no som. Tudo pra expressar algo que não podemos ver ou tocar. Com este esforço para explicar algo invisível como os sentimentos, criamos a denominação "feeling" para referir uma maneira de tocar que consideramos diferente da mera repetição de notas. Após anos de estudo e vendo o mundo em notas musicais, não é difícil ver música em quase tudo. Letras isoladas por exemplo, podem confundir a cabeça de um músico. Lembro de uma vez que assistia um filme de  curta metragem. No início do filme aparecia o título que era a letra "D". Passei o filme inteiro sem entender porquê do nome. Terminou o filme e fiquei pensando sobre o que teria a ver o título. Aí foi que percebi que o nome do filme era "D", tipo "Dia D" e não a cifra de "Ré" (nota musical) como eu havia pensado.

Aventure-se neste novo mundo!
 "Seja Louco de Especial"





Soundcloud:


https://soundcloud.com/gabriel-de-aquino




Fanpage:

https://www.facebook.com/GabrielWorksInc/


Youtube 2:

https://www.youtube.com/user/GbprofileII


Youtube 1:
https://www.youtube.com/user/bielsecret1