O Blog Gabriel Works, começou como um espaço para postar meu livro e minhas músicas, afim de mostrar as coisas que estava fazendo, para um determinado grupo de amigos. Não passou muito tempo para bandas me pedirem espaço neste blog. E aí começou uma nova fase, tornando-se uma vitrine digital para as diversas bandas.
Contato para ter seu trabalho neste blog:
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Hoje trago o trabalho da Arena Age, em comemoração do lançamento do primeiro álbum da banda.
Embora o From the Ashes tenha sido lançado há mais de 20 anos, o projeto iniciou-se com o intuito de fazer um álbum de comemoração em 2020. Mas, por conta da pandemia, o trabalho foi suspenso e deverá ser concluído neste ano de 2022. Mas, a banda pode disponibilizar parte do álbum no Spotyfi: Arena; At the Same Time 20th; Destiny's Joke 20th; e From the Ashes 20th, já estão disponíveis. As 4 músicas, até agora revisitadas pela banda, trazem uma pegada um pouco diferente das originais. Com melhores recursos de gravação, a banda conseguiu dar mais equilíbrio as músicas gravadas na Acit Studio. O trabalho foi ensaiado no famigerado Studio Purple de Canoas, bem como, foi patrocinado por este estúdio. E os takes de gravação na Acit. Àquela época era difícil ter uma boa gravação de estúdio, devido a tecnologia e conhecimento técnico. Estamos falando de 2000, em que os monitores de computador eram de tubo. A internet era discada (Uol, Pop, Yahoo...lembra disso? Então tu tá velho...hehe). Uma época em que o conhecimento advinha de revistas, livros e DVDs importados. Portanto, não era fácil fazer uma boa produção de um disco. Especialmente um disco de metal. Recursos extremamente limitados. Embora a Acit tivesse uma excelente tecnologia para nível Brasil da época. Mas, era um estúdio genérico. Não era um especialista em metal. Mas, a banda retorna, trazendo os trabalhos antigos em versões atualizadas e com uma incrível qualidade de gravação. Neste ainda Ep, a banda revisitou 4 músicas do From the Ashes. Chamo a atenção para At the Same Time 20th. Muito semelhante à original. Mas, com as guitarras bem mais claras e o jogo de vozes muito mais trabalhados. Se você curte o Pantera, vai curtir esse som. Destiny's Jokeera uma das minhas preferidas do álbum original. Mas, aqui no From the Ashes 20th, ela ganhou um peso nas guitarras e um trabalho em linha stereo fantástica.
A voz de Josh Santana está mais madura. A gravação, captação e a mix da voz ficou muito mais homogênea aos instrumentos no álbum.
Compare você mesmo as duas músicas:
Destiny's Joke (Original)
Destiny's Joke 20th (Revisited)
Formação do álbum Arena Age no From the Ashes 20th:
Jorge Santana (Josh) - Vocal
Everton Acosta - Guitarra
Juliano Santana - Bateria
Nelson Casagrande - Baixo
Na gravação original, o baixista era Vinicius Dal Pozzo. Nesta entrou Nelson Casagrande, que já havia tocado com a Arena Age, para dar o peso deste álbum revisitado.
Poderá conferir todas as músicas de 4 álbuns da Arena Age, incluindo o citado, no Youtube:
Pra finalizar, deixo abaixo um clipe de 2003 da Arena Age, do álbum Eugenics:
From Freedom (Arena Age)
A Arena Age nos dias atuais:
See It Through My Eyes ( Arena Age)
Vale lembrar que Arena Age não está mais ativa. Que os integrantes da banda seguiram seus caminhos. Mas, se reuniram para produzir mais um álbum, em comemoração aos 20 anos do lançamento do primeiro.
No destaque, a banda Izzi Louise com a música "Meu Vício"
A Izzi Louise não para nunca!
Mais um belo trabalho desta banda gaúcha se destaca aqui no blog.
A música Meu Vício, tem a pegada do rock tradicional e o groove ala Hendrix. Vem com aquele swing misturado ao bom e velho rock n' roll.
Com várias nuances em Meu Vício, a banda Izzi Louise fez um trabalho muito técnico. A batera de Felipe Dalpiccolli e o baixo de Rafael Corso, fazem a "cozinha para a guitarra de Di Pietro. Com isso, a "cama" está feita para o Samuel Nickell (vocal) imprimir a sua voz e brincar nas linhas melódicas desta música.
Vale a pena conferir mais este trabalho da Izzi Loise, que abre os trabalhos do blog este ano de 2022.
Confira este e outros vídeos da Izzi Louise no Youtube:
Produção musical de Carlos Balbinot e Izzi Louise
Gravado, mixado e masterizado na Noise Produtora de Áudio por Carlos Balbinot e Fabrício Zanco
Roteiro, direção e edição: Johnny Brando
Produção: Felipe Dalpiccolli
Filmado em Maio de 2021, em Caxias do Sul-RS | Brasil.
Agradecimentos: Hop House Pub
Meu vícioDi Pietro
Saio pelas ruas na madrugada
Estou caminhando sem destino
Já não sei mais como agir
Eu estou sentindo a sua falta
Por que você me deixa louco?
Por que você não vem pra mim?
Nessa madrugada eu estou sozinho
Não quero mais ficar assim
Procuro você pelos bares
Não há nem um rastro seu
Só consigo me afogar num copo
Pois ninguém ama você como eu
Às vezes no silêncio
Eu encontro você
Não quero abrir os olhos
É o momento que sonhei
IZZI LOUISE É:
Samuel Nickell - VozDi Pietro - GuitarraRafael Corso - Baixo
Felipe Dalpiccolli - Bateria
Curta e compartilhe mais este trabalho da Izzi Louise!!!
No destaque, um vídeo feito para explicar os bastidores da música Don't be Sad de Gabriel de Aquino (este que vos escreve).
Pra fechar o ano de 2021 em alta, nada melhor que música. Afinal, é disso que trata este blog. Mas, não estou falando da música de alguém, ou de algum famoso. Estou falando da minha mais nova música Don't be Sad (Não Fique Triste).
Esta música foi composta durante as gravações de outra música com o parceiro Tarcísio CasaNova. Numa regravação dos Titãs - Epiáfio. Você vai se perguntar: "Mas, essa música não tem nada a ver com a Epitáfio!" - Sim! Não tem mesmo. Mas aquele mês de gravações foi muito produtivo. Uma música foi composta no teclado, inspirada em Epitáfio (iremos gravá-la ano que vem). Mas, outra veio como "por acaso" ... "o acaso vai nos proteger/ Enquanto eu andar distraído..." - Uma base do refrão nasceu meio que do nada...será? Então, decidi trabalhar nela. Sem letra e sem saber como seria o resto da música, tinha apenas a base do refrão. Logo uni com uma velha base de violão que gostava há anos e nunca tinha usado para gravar. O problema é que, são dois rítimos distintos. Embora tenham casado bem no violão, haveria o problema rítmico. Pois, seria gravado com bateria eletrônica. Então, tive de reprogramar o teclado pra criar a bateria que está aí. E a partir dela gravei guitarra, baixo, violão, teclado e voz.
Com a trilha pronta, mandei para Tarcísio CasaNova ouvir. Logo ele criou as linhas da voz principal. Com apenas a referência da minha voz (reta), Tarcísio dedicou-se a fazer variações vocais e até modificou alguns detalhes da letra, a fim de caber na melodia (fez uso da licença poética). Com isso, deu mais dramaticidade à música incluindo o seu "DNA" vocal. Hoje, não consigo ouvi-la e outra voz, que não seja a de Tarcísio. Muito obrigado amigo, por toda a sua dedicação nesta música 😃👍 .
Tarcísio convidou Igor Nogueira para adicionar a sua guitarra. Que abrilhantou mais ainda o trabalho. Igor Nogueira já havia gravado Pro Dia Nascer Feliz - Cazuza, a qual regravei com Tarcísio usando a guitarra deste músico virtuoso. Realmente a guitarra de Igor se destaca e elevou a qualidade de Don't be Sad. Ela não seria a mesma sem a qualidade técnica de Igor Nogueira. Obrigado por ter emprestado a "voz" de sua guitarra para esta música.
A letra de Don't be Sad, trata de forma poética, sobre o passar dos anos. Sobre como nos sentimos saudosistas com o passado, depois que amadurecemos. Uma balada triste envolta em pensamentos do que ficou pra trás. Mas, o refrão diz algo como "Não fique triste, levante-se, cante, se mexa...Tente de novo..." - Então, ao mesmo tempo que trata das agruras da vida, do envelhecer e ter saudade dos tempos de juventude, fala sobre que a vida continua. Pois, envelhecer é uma opção. Levante a cabeça e siga em frente. Agora ficou claro do porquê surgiu esta composição em meio às gravações de Epitáfio.
Por fim, e não menos importante, veio o trabalho de Juan Manuel Perez no Giant Steps Estúdio. Juan fez um trabalho maravilhoso na mixagem e masterização desta música. Com o parceiro Tarcísio CasaNova, como Diretor de arte, Juan colocou muita criatividade pra eternizar esta música. Desde a utilização de equipamentos valvulados e pré-amplificadores pra gerar o som mais analógico e real, até a equalização das vozes e mistura dos solos ala Boston. Um trabalho digno dos grandes produtores internacionais, como o do sueco Max Martin.
Só tenho a agradecer a estes amigos que, se doaram para fazer esta música linda. Obrigado amigos👊!!!.
Dont't be Sad
Composição: Gabriel de Aquino
Voz Principal: Tarcísio CasaNova
Guitarras: Igor Nogueira
Harmonia, guitarra, baixo, violão folk, teclados, bateria programada e contra-voz: Gabriel de Aquino
Mixagem e Masterização: Juan Manuel Perez e Tarcísio CasaNova
No destaque Watermelon Sugar - Harry Styles numa versão mais rock pela Last Lover.
O pop Watermelon Sugar recebeu um tratamento mas hard rock, nesta versão interpretada por Salomax.
Proposta super bacana que, pega um som pop do momento e dá esta cara de peso com guitarra distorcida e batera pegada. Sem dúvida, a música ficou mais atraente aos rockeiros, agregando mais público a esta música.
Trabalho muito bem gravado e executado pela banda, com a voz primordial de Salomax.
Confira mais trabalhos no canal do Youtube da banda:
No destaque o clipe da música Der Doktrinator de H. Shadows.
H. Shadows é uma personagem que criei para trabalhar com música eletrônica, tendo em vista não ser o estilo que trabalho habitualmente.
A ideia deste trabalho é fazer eletrônico puro em algumas músicas. Noutras, é mesclado o som eletrônico com guitarras do Metal Industrial e voz agressiva. Como no caso desta música Der Doktrinator, que é o processo inverso da banda Rammstein. A Rammstein faz um Metal Industrial com um pouco de Eletrônico. Aqui temos o Eletrônico com um pouco de Metal Industrial.
Mas, nem todas as músicas são neste formato. Tem músicas instrumentais eletrônicas e tem o pop. São feitas variantes dentro do universo eletrônico, podendo misturar o pop, o metal e futuramente até o Rap Metal estará presente, como um Body Count invertido. Ou seja, mais Rap do que Metal. Mas, isso é um projeto pro ano que vem, 2022.
A música Der Doktrinator é no idioma alemão por ter a influência direta da banda Rammstein. Mas, provavelmente será a única com este idioma. Ou não. Vai saber. Em princípio, as músicas serão ou instrumentais eletrônicos, ou com letras em inglês. Como a Start Dancing que destacarei em uma postagem futura.
No destaque, o preview do EP Discovery de Simz Kulla.
Na postagem passada falei sobre o novo clipe da banda de prog. metal Red Helen. A música Become The Wind - Red Helen teve a participação do cantor Simz Kulla em uma atuação melódica, contrapondo o metal progressivo da Red Helen. Por isso, pesquisei sobre Simz Kulla e fiquei surpreso em ouvir a sua música, tão semelhante ao melhor da música brasileira.
Simz Kulla é um músico de Johanesburgo na África do Sul, que tem um trabalho fantástico. Dono de uma voz incrível e uma sonoridade ímpar, o músico se entrega à sua arte. Ao ouví-lo fiquei impressionado com a semelhança de sua estrutura musical, semelhante à de nomes como Djavan e Ed. Mota. Será que o músico se inspira em clássicos da música brasileira, ou este tipo de MPB tem raízes na música sul-africana? Eis a questão.
Mas, independente de quem veio primeiro, a qualidade musical de Simz Kulla é notória. Com longa estrada musical na África do Sul, o músico coleciona prêmios, como: Arts and Culture Trust Impact Award for Music and Singing 2012; Feather Award Musician of The Year 2012; e Standard Bank Ovation Award for The Grahamstown National Arts Festival. Este é Simz Kulla.
Confira estes e outros trabalhos de Simz Kulla no seu canal do Youtube: