Translate

domingo, 28 de junho de 2015

Guitarras Consagradas Vrs Chinesas







                  Este é um tema recorrente entre músicos, especialmente entre guitarristas e baixistas que tem uma verdadeira obsessão por este tema.


                  Por muitas vezes o tema leva a discussões infindáveis sobre o assunto: Se devo, ou não comprar um produto chinês. E quando o assunto é qualidade, aí  ganha força de ideologia quando se fala na marca de headstock.

               Não vou entrar em discussão neste assunto, até porque já fiz um vídeo expressando a minha opinião sobre o tema, o qual pode ser conferido no rodapé da página. A questão aqui, é expor os dois mundos em documentários em vídeo de duas das mais importantes fábricas de instrumentos nos Estados Unidos, as conceituadas Fender e Gibson e uma das inúmeras fábricas chinesas, que produzem réplicas para diversas marcas que desembarcam no Brasil com preços bem mais em conta.


                Vamos começar por um documentário sobre a Fender, sua história e sua indústria nos Estados Unidos.





              

                 Depois de conhecer a história e indústria da Fender, vamos dar um passeio pela criteriosa Gibson. Boa viagem!

                 



               Por fim, o que você irá assistir é um documentário quase caseiro feito em uma das indústrias chinesas. 
              Verá que diferentemente das empresas americanas acima, nesta empresa as guitarras e baixos são boa parte feitos de forma artesanal, contando com a capacidade de quem está construindo. E isso explica o porquê, mesmo um instrumento feito em série, tem variações gigantes entre uma série e outra. Pois, embora seja feito em série, seguindo os mesmo moldes, etc, pode não ter sido feito pelas mesmas "mãos". E aí, a qualidade varia de acordo com o artesão. Diferente do que acontece nas indústrias americanas, que seguem padrões mecânicos de alta precisão.

         Durante o vídeo, você perceberá as condições de trabalho e organização da indústria, que têm um abismo de diferenças quando comparadas às americanas.

      




                Agora que você já conheceu os dois mundos, pode fazer uma avaliação melhor do que está em suas mãos. Com isso pode decidir qual guitarra e/ou baixo se adequa mais ao que necessita. E claro, a decisão vai depender de quanto você tem no bolso. Todas essas diferenças na produção, vão agregar valor no preço final.



             No vídeo abaixo eu falo sobre o meu ponto de vista acerca das guitarras Originais X Réplicas X Falsificações.