Translate

sábado, 2 de setembro de 2023

Sonne - Rammstein - Guitarra Adicional por Gabriel de Aquino

 

               No destaque, o vídeo reeditado de Sonne - Rammstein em Paris com guitarra adicionada por Gabriel de Aquino [Eu].

        Rammstein é uma banda de Metal Industrial germânica que arrasta multidões de seguidores. Sim, seguidores, não fãs. Pois, a banda e seu estilo fazem dos fãs seguidores de uma seita. 

        A primeira vez que tive contato com a banda, foi em 15 de abril de 1999 em um show da banda Kiss o Hipódromo Cristal  em Porto Alegre-RS. Ainda tenho o óculos 3D do show. A Rammstein, a qual nunca havia ouvido falar naquela época, abriu o show do Kiss. Um heavy metal com letra em alemão? O que era aquilo? E a performance da banda? Tudo muito diferente, chocante e programado. A partir daquele dia, comecei a me interessar por aqueles "malucos" do palco de 1999. E lá se vão mais de 20 anos acompanhando a melhor banda do gênero. 

         No destaque, extraí o áudio da música Sonne de um show (fantástico) realizado em Paris em 2017. Sonne é a música de abertura. No áudio extraído suprimi as guitarras de Richard Kruspe e Paul Landers, sendo adicionada e mixada ao áudio, a minha linha de execução de guitarra na música. Também acrescentei a minha voz em backing vocal, agregando maior coro aos backings de Kruspe e Landers.

         O peso da Rammstein vem de captadores de high-gain e mudanças na tonalidade da afinação padrão de A(Lá). No caso de Sonne, a afinação da 6ª corda E (Mi) está em D (Ré). Ou seja, um tom abaixo da afinação padrão. E as demais, permanecem na afinação padrão de 5ª A (Lá); 4ª D (Ré); 3ª G (Sol); 2ª B (Si) e 1ª E (Mi). Por esta razão, utilizo uma Epiphone Les Paul Special II, com captação Malagoli HH777 de alto-ganho. A ponte fixa da LP facilita para a afinação mais grave da 6ª corda, sem desequilibrar as demais cordas. E a captação HH777 deixa o som mais denso e pesado para atingir o timbre das guitarras de Kruspe e Landers. 
          
         Por conta desta afinação diferenciada, a maneira de tocar muda. Ao invés de usar o power-chord na 6ª e 5ª cordas, usa-se uma espécie de meia pestana, entre outras peculiaridades. Como a afinação mantem-se nas demais cordas, o power-chord é usado naturalmente nestas. 

         No vídeo, mixei trechos em que performo tocando a música Sonne e adicionei cortes e efeitos ao vídeo, sincronizando os dois ambientes. 


                   Confira mais no meu canal do Youtube: 

                                        https://www.youtube.com/@GabrieldeAquino



Youtube 2º Canal:

Instagram:
@gabrieldeaquinooficial

Confira também, o vídeo original de Sonne - Rammstein, gravado em 2017 em Paris, com tela dividida da gravação da guitarra adicional. 

           


Valeu fans do RAMMSTEIN!  \m/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário